Fabiana Ribeiro


A simplicidade e o amor pelo conhecimento nos aproximam

segunda-feira, 28 de março de 2011

28/03 transversalidade entre disciplinas

Uma das questões que mais se destaca no curso é a transversalidade entre os conteúdos das diciplinas. A história das ciências da vida, a epistemologia da saúde, a construção do conhecimento perpassado por vários autores e suas épocas, seus contextos, onde o pensamento classificatório, mecânico, aos poucos vai sendo questionado pelo pensamento experimental,a busca pela experiência como forma de aproximação da verdade. Como o conhecimento avança, sendo levado na direção de se considerar o homem no seu meio, destacando-se a sua experiência na história e a importância de se pensar a ciência historicamente. As relações e as possibilidades de mediação,ganham um destaque importante, compreender o que acontece com a pessoa doente, como ela verbaliza a sua situação, como elabora esse aspecto, e não apenas com a doença em si e sua cura.Isso amplia as possibilidades de conhecermos a dimensão saúde-doença como algo construído socialmente e que está presente no imaginário social, nas representações sociais dos grupos dentro de uma sociedade. Essas percepções nos aproximam de novas formas de se pensar o processo de trabalho em saúde com base na troca dos saberes, na atenção e na percepção de questões que vão além da bagagem técnica de cada profissional, abrindo espaço para a participação efetiva dos atores envolvidos (usuários, profissionais e gestores) no fortalecimento dos princípios e diretrizes do SUS.

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